Modelo de VISÃO DE PROBLEMAS para emrpresa. (ESCREVENDO...)

 Meu objetivo aqui é trazer um modelo que pode ajudar à desenvolver uma melhor cultura horizontal entre os funcionários e a empresa, uma empresa que não se comunica é uma empresa cega, e se estiverem ocorrendo erros e de fato por certo que estão, porém o funcionário não estiver acostumado à relatá-las, com certeza ela já está acostumado à conviver com o erros, problemas, defeitos, burocracias, má qualidades de trabalho ou outras coisas, coisas essas que se fossem sanadas, inevitavelmente a qualidade de trabalho melhoraria pro funcionário, o rendimento melhoraria, e a empresa progrediria como um todo.

O que venho apresentar aqui é um modelo de trabalho, um princípio cultural que se adicionado como rotina na no serviço dos funcionários e também tiver mais alguém designado que entenda todos os processos da empresa como um todo, tenha raciocínio para solucionar esses problemas que lhe aparecerão, então todas essas coisas que você não via, nem sabia que ocorriam, mas atrapalha no desenvolvimento da empresa, se tornarão como o eixo que impulsionará a alavanca direto para o sucesso da empresa.

No começo acho que que os funcionários não relatem ou se esqueçam de relatar, é o esperado que aconteça, é a primeira vez que estão fazendo isso, com o tempo e ensino de que isso faz parte do trabalho e é esperado que faça tanto quanto qualquer outro relatório que precisem fazer, como e quando isso se tornar parte do trabalho do funcionário, então provavelmente já será rotina e sendo rotina, terá informações vitais do que ocorre na empresa e não estava vendo antes.


Relatos repetidos se tornam análise de

- Reforço (relatar o problema novamente, o problema se consertado não precisa ser reconsertado, mesmo você já tendo essa informação, o reenvio do problema pode significar um reforço, principalmente se não foi a mesma pessoa que enviou)

 

Registrar:

  • ID da pessoa
  • Nome (OPCIONAL, todo mundo se sente mais à vontade no modo anônimo, o nome é algo mutável, por isso não confiável, quem quer "spammar" vai fazer isso independente do nome, mas quem poderia relatar, talvez não se sinta tão à vontade ou controle as informações porque o nome dela vai estar exposto à outras pessoas que talvez não conheça)
  • Descrição do problema 
    • Descreva o que aconteceu (testemunho visto/ouvido)
    • De onde surgiu o problema (se souber)
    • Quais os possíveis efeitos que esse problema irá levar se continuar à partir de hoje
      • Isso é uma suposição? Se sim apenas digite "Sim", senão diga se você já teve experiência de que esse problema levará a tais efeitos, descreva
    • Descreva o que acontecerá se os efeitos forem solucionados
  • Você tem uma solução? 
  • A solução é uma suposição? Ou vocẽ sabe que vai gerar o resultado esperado? (tudo ok com suposições, elas podem servir de luz para quando não temos ideia nenhuma de como arrumar o problema, ou mesmo pode ajudar à entender melhor sobre do que se trata o problema)

 

IMPORTANTE VOCÊ SABER: Esse método NÃO terá utilidade alguma se:

  • Tendo os relatos dos problemas que ocorrem na empresa, mas não acreditar neles ou duvidar deles.
  • Não tentar procurar solucionar os problemas
  • Nenhum dos funcionários relatar qualquer problema, nem o menor dos problemas for relatado.
  •  

Esse método terá POUCA utilidade ou DIMINUIRÁ eficiência se:

  • Não houver recursos suficientes para as despesas com as melhorias e soluções
  • Desenvolvimento da empresa não for o foco da empresa
  • Não houver planejamento ou reservas de recursos quanto as despesas com as melhorias e soluções
  • Quanto à(s) pessoa(s) que vão cuidar desse relatório e do planejamento de melhorias, mudanças e soluções, esse método terá terá POUCA utilidade ou DIMINUIRÁ eficiência se:
    • A pessoa encarregada de receber as informações não tiver raciocínio lógico pra descobrir a verdade do erro do que estiver acontecendo na empresa (ela precisa NÃO ser confundida quando chegarem informações conflitantes, ela tem que saber sempre entregar alguma luz para o problema em questão, até o: "falta informações, podemos procurar na fonte ou podemos falar com quem deu a informação" ou mesmo "Isso geralmente não funciona assim" ou "Acho que temos testar isso" (mesmo sendo o óbvio) ainda é uma opção melhor DO QUE um SOMENTE "Não sei", mas o ponto aqui É: ele sempre guiar e direcionar à verdade); 
    • Desempenhar todas as tarefas sozinho, seja por não ter à quem recorrer ou por escolha própria (jamais terá um desenvolvimento progressivo se trabalhar somente sozinho, uma solução é ter mais 1 ou 2 pessoas encarregadas (como 1º e 2º vice-diretor de soluções ou algo do tipo), ele precisa de alguém pra debater as soluções e servir de amparo aos próprios erros e vice-versa, alguém que seja um segundo verificador e ambos se ajudarem com isso. Objetivo: Uma segunda parte com uma visão diferente para confirmar e apoiar ou questionar a outra se estiver errada ou certa.
    •  
    • Não tiver uma boa relação interpessoal com os funcionários da empresa
  • Não buscar ativamente por novas soluções para cada departamento da empresa, porém isso de certa forma aos funcionários por meio cursos (Não somente por conta do quanto é praticamente irreal uma ÚNICA pessoa ter as soluções de todos os problemas de uma empresa, mas sim é uma exigência utópica acho que seria bom que uma ÚNICA pessoa se encarregue da responsabilidade ativa de ser a chave dos mistérios das soluções da empresa, é um fardo muito grande, não digo que é impossível, ainda pode ser um hobbie adquirir sabedoria para tudo isso, que é para os próprios funcionários com cursos especializados em suas respectivas  área

 

Esse método terá uma MELHOR eficácia se:

  • Todos os problemas foram possivelmente conversados com os relatores dos respectivos problemas (evitar falhas na interpretação da descrição do problema), portanto todos os problemas foram conferidos e verificados individualmente cada problema (para se saber exatamente qual o problema e se confere com o que a pessoa disse, exemplo: talvez a pessoa ache que aquilo é problema, mas não é, se não fosse por aquilo outro problema maior se geraria) e se possível testemunhados pessoalmente a veracidade do relato. (Para evitar despesas desnecessárias com algo que é uma suposição ou falso)
    • E sob cumprimento da anterior: Todos os problemas tiverem atenção e forem colocados no papel considerados nos planejamento

 ESSE MODELO AINDA ESTOU ESCREVENDO, PORTANDO NÃO ESTÁ TERMINADO



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brawlhalla (game) - Programa para treino